DiscoverEnsino Fiel
Ensino Fiel
Claim Ownership

Ensino Fiel

Author: Ministério Fiel

Subscribed: 9Played: 11
Share

Description

No programa semanal "Ensino Fiel", disponibilizamos conteúdos selecionados do Ministério Fiel, como mensagens de nossas conferências e aulas de nossos cursos. Que você seja edificado através de cada episódio!
72 Episodes
Reverse
Nesta mensagem do Pr Stuart Olyott na conforência Fiel Pastores e Líderes de 2008, veremos sobre as belíssimas implicações e aplicações à vida cristã acerca de andar perto do Senhor por meio da história de Enoque em Gênesis 5.24.
Nesta palestra da Conferência Fiel Pastores e Líderes de 2016, Mark Dever nos fornece um panorama da eclesiologia, ou seja, da doutrina da igreja, no Novo Testamento e também nos mostra como a igreja pode e deve se envolver com a Grande Comissão, auxiliando na revitalização de igrejas necessitadas e também na plantação de novas igrejas em sua região e no mundo todo.
Nesta palestra da Conferência Fiel Mulheres 2024 veremos como a Bíblia é não somente um compêndio de várias histórias, mas uma só História de Redenção, de Gênesis a Apocalipse, com Cristo sendo o personagem principal para o louvor da glória de Deus. Acesse fieldigital.com para ter acesso ilimitado a conteúdos como este!
Para acessar todas as aulas deste curso, acesse fiel.app! Nesta aula, o professor Franklin Ferreira tratará deste tema tão difícil, mas tão importante - o inferno. Ele elucida para nós o ensino bíblico acerca desse terrível destino, nos levando a compreender melhor o que a Bíblia de fato nos ensina sobre isso e também a nos regozijarmos em nossa salvação em Cristo.
O Natal traz uma promessa de esperança. Mas, o que faz a promessa natalina ser diferente das promessas humanas? Nesta aula, veremos o porquê de podermos confiar na mensagem de esperança contida no Natal. Veremos quem garante o seu cumprimento e como essa promessa pode nos motivar a viver alegremente enquanto aguardamos o retorno de Cristo.
No episódio de hoje, vamos estudar sobre o papel da mulher no lar segundo a ótica cristã. Veremos como a mulher é chamada para servir a família com amor e sabedoria. A professora Natalie Campos também tratará de um tema polêmico, mas necessário – a submissão da mulher ao esposo. Que possamos compreender melhor este assunto que tem sido muito mal interpretado, para que a vida dos nossos lares e casamentos glorifiquem a Deus por meio do homem e da mulher cumprindo biblicamente seus papéis de acordo com a Palavra de Deus.
Será que a santidade devida aos crentes significa que devemos nos afastar do mundo por completo? Ou será que ser santo implica viver em santidade mesmo em meio a um mundo caído? Se for esta a resposta, como seria possível agradar a Deus vivendo e convivendo com pessoas e ambientes tão ímpios? Nesta exposição de Daniel capítulo 3, Heber Jr nos mostra diversas considerações sobre como deve ser nossa postura e conduta ao vivermos nesse mundo maligno em que vivemos.
Transubstanciação? Consubstanciação? Presença espiritual? Memorialismo? Essas difíceis e diferentes palavras estão falando da mesma coisa, a Ceia do Senhor. Embora seja uma ordenança inquestionável quanto a sua necessidade, há vários questionamentos entre os critãos sobre seu significado e formas de a Ceia do Senhor ser ministrada. Nesta aula do curso Introdução à Eclesiologia Batista, veremos sobre estas principais posições e qual a posição tradicional batista acerca desta importante ordenança de nosso Senhor Jesus Cristo.
No episódio de hoje veremos mais uma palestra da Conferência Fiel Pastores 2023, que teve como tema o livro de Hebreus. O livro de Hebreus é repleto de citações do Antigo Testamento, principalmente do livro de Levítico. Mauro Meister trouxe-nos uma interessante e edificante exposição do capítulo 15 de Levítico, que trata acerca das leis de pureza no que tange aos fluídos corporais. Este assunto e este texto chega até mesmo a ser ignorado devido às suas dificuldades, mas Mauro Meister nos mostra a riqueza desta porção da Palavra de Deus e como Deus no ensina a respeito da pureza que ele continua requerendo do seu povo.
Nesta aula com base nos Salmos de romagem, o professor Tiago Santos traça uma análise da condição do cristão que peregrina nesta terra e que por vezes passa pelos vales das dificuldades, observando que, nos momentos de angústia, este cristão tem onde refugiar-se. Ele recebe amparo por meio da igreja, ou da vida do conselheiro, ou da intercessão de um irmão, ou de qualquer outra forma. Mas o fato é que o socorro, ainda que seja ministrado por meio destes mecanismos, vem do Senhor. Deus é o socorro do aflito.
No episódio de hoje, veremos a palestra de introdução de nossa última conferência, que foi sobre o livro de Hebreus, cujo desafio foi expormos todos os capítulos desta rica carta. Helder Cardin foi o escolhido para fazer uma palestra introdutória, oferecendo um panorama contextual e temático da epístola, preparando nossas mentes e corações para as exposições seguintes. Veja as riquezas no livro de Hebreus, onde diversas conexões entre Antigo e Novo Testamento, com a centralidade em Cristo Jesus como sumo sacerdote nos servem de edificação e alertas à piedade e perseverança como crentes e povo de Deus.
No episódio de hoje, veremos uma aula interessantíssima do nosso novo curso A profecia na Bíblia e na Igreja, com Augustus Nicodemus. Nela, adentramos em um intrigante capítulo dos estudos bíblicos: a interpretação das Escrituras do Antigo Testamento por Paulo, uma questão que tem fascinado estudiosos por séculos.
Em nossa semana Sola Scriptura, em comemoração a mais um ano da reforma protestante que ocorreu em outubro de 1517, trazemos um assunto de suma importância para o pensamento e teologia reformada e protestante – a diferença entre norma normans e norma normata, mostrando então um distintivo da nossa fé protestante, que as Escrituras tem superioridade e prioridade supremas, e em como ela deve nortear e ser a fonte de nossa teologia e confessionalidade.
O conceito de aconselhamento como ministério da Palavra está profundamente enraizado na narrativa bíblica, revelando como Deus se comunica com seu povo. Não se trata de dominar técnicas, mas de ser moldado por convicções que nascem da Palavra de Deus em nossos corações.
Deixamos a última mensagem para o querido Pr Tiago Cavaco ministrar em nossa Fiel Jovens 2023. Ele expôs a última seção de Tiago (5.7-20), onde o autor bíblico faz vários alertas à luz da expectativa da volta de Cristo. Cavaco destacou em seu sermão que sem paciência ninguém conseguirá esperar pela volta de Jesus e que esta paciência precisa ser adequada, ativa a ampliada, e que o cultivo desta virtude à luz da volta de Cristo é essencial para a vida do crente se de fato ele deseja agradar a Deus sendo paciente.
Até mesmo inimigos da fé cristã deixaram escritos com claras demonstrações de como era o comportamento e a rotina dos cristãos do primeiro e segundo século d.C. e, também, da pessoa de Jesus e do impacto que ele causou na vida de seus seguidores. Confira nesta aula do Curso Arqueologia bíblica do NT sobre essas fontes não cristãs que falaram acerca de Cristo e de sua igreja nos primeiros séculos.
Os devocionais matinais em nossas conferências são momentos marcantes para nossos conferencistas. Daniel Gardner é um colaborador muito querido do Ministério Fiel e tem ministrado os devocionais nas conferências de jovens já fazem muitos anos. Esta mensagem que compartilhamos hoje foi marcante para muitos jovens, uma breve, porém profunda meditação em Mateus 28.1-9 sobre a importância de buscarmos e encontrarmos Jesus em nossa caminhada cristã.
O livro de Hebreus salienta a vitória de Cristo sobre a morte, sobre o pecado e sobre o mal. Além disso, trata da suficiência de Cristo como nosso sumo sacerdote. Então, vamos para a nossa aula na qual veremos o cumprimento da Antiga Aliança na pessoa de Cristo.
As conferências Fiel em 2023 tiveram uma peculiaridade. Ao invés de um tema, como de costume, foram feitas exposições completas de um livro bíblico em específico. Na conferência de jovens foi exposto o livro de Tiago. Gostaríamos de compartilhar com todos vocês o privilégio de vermos um panorama do livro de TIago pelo reverendo Marcelo Milazzo, onde ele trabalha as questões introdutórias e assuntos principais da carta e também fazendo excelentes aplicações! Não perca!
Lamentavelmente, o desejo de acabar com o sofrimento através do término da própria vida é um sentimento que já aflorou, em diferentes intensidades, no coração de todos aqueles que passaram por angústias e sofrimentos profundos. Nesta aula com o Pastor Wilson Porte, abordaremos os cuidados fundamentais ao enfrentar momentos de sofrimento intenso. Além disso, veremos medidas para apoiar aqueles ao nosso redor que possam estar apresentando sinais de ideação suicida.
loading
Comments 
Download from Google Play
Download from App Store