DiscoverCaminhar na Graça
Caminhar na Graça

Caminhar na Graça

Author: Ennio Gomide dos Santos

Subscribed: 2Played: 24
Share

Description

Falar do amor de Deus e aprender a revelar Cristo ao mundo
2811 Episodes
Reverse
por: Ennio Gomide dos Santos / “Porque assim como vós também, outrora, fostes desobedientes a Deus, mas, agora, alcançastes misericórdia, à vista da desobediência deles, assim também estes, agora, foram desobedientes, para que, igualmente, eles alcancem misericórdia, à vista da que vos foi concedida. Porque Deus a todos encerrou na desobediência, a fim de usar de misericórdia para com todos.” (Romanos 11.31-32 RA)Temos que entender que assim como na nossa desobediência, fomos objeto da expressão da misericórdia do Senhor, precisamos ser Seus imitadores e agir da mesma maneira em relação às pessoas em nossa volta.
Mesmo no conluio

Mesmo no conluio

2023-10-1702:45

por: Ennio Gomide dos Santos“— Os dez chifres que você viu são dez reis, que ainda não receberam reino, mas recebem autoridade como reis, com a besta, durante uma hora. Estes têm um mesmo propósito e oferecem à besta o poder e a autoridade que possuem. Lutarão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; serão vencedores também os chamados, eleitos e fiéis que estão com o Cordeiro.” (Apocalipse 17.12–14 NAA)Mesmo que os homens, o diabo, a besta possam se juntar contra o Cordeiro de Deus, mesmo que façam um conluio, não resistirão, pois o Senhor já tem a vitória assegurada, pois esta é a vontade do Pai e os filhos, os servos do Senhor, juntamente com Ele, vencerão.
Devemos esperar outro?

Devemos esperar outro?

2023-01-0508:07

por: Ennio Gomide dos SantosTalvez a questão colocada por João Batista é a mesma que ronda o nosso coração: é Jesus o Messias, ou deveríamos esperar outro? O que pode dirimir a nossa dúvida?“Todas estas coisas foram relatadas a João pelos seus discípulos. E João, chamando dois deles, enviou-os ao Senhor para perguntar: — Você é aquele que estava para vir ou devemos esperar outro? Quando os homens chegaram a Jesus, disseram: — João Batista nos enviou para perguntar: O senhor é aquele que estava para vir ou devemos esperar outro? Naquela mesma hora, Jesus curou muitas pessoas de doenças, de sofrimentos e de espíritos malignos; e deu vista a muitos cegos. Então Jesus lhes respondeu: — Voltem e anunciem a João o que vocês viram e ouviram: os cegos veem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados e aos pobres está sendo pregado o evangelho. E bem-aventurado é aquele que não achar em mim motivo de tropeço.” (Lucas 7.18–23 NAA)Quem pode nos responder a estes questionamentos e dúvidas? Somente as Escrituras. Pois é nela que encontramos a vontade de Deus, Seu plano e propósito, como promessas. Buscamos este conhecimento com um coração desejoso de conhecer e compreender a vontade de Deus e seremos, assim guiados nesta jornada e conduzidos a aceitar por fé todo o querer e compreensão da vontade do Pai como o reconhecimento de que Jesus é o Messias das Escrituras prometido por nosso Deus.
Perdendo o ranço

Perdendo o ranço

2024-04-2703:17

por: Ennio Gomide dos Santos ./ .Caminhar na Graça / .“Os que foram dispersos a partir da perseguição que começou com a morte de Estêvão se espalharam até a Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a palavra a ninguém que não fosse judeu. Alguns deles, porém, que eram de Chipre e de Cirene e que foram até Antioquia, falavam também aos gregos, anunciando-lhes o evangelho do Senhor Jesus. A mão do Senhor estava com eles, e muitos, crendo, se converteram ao Senhor.” (Atos dos Apóstolos 11.19–21 NAA)Enquanto se afastava de Jerusalém, Judéia e Samaria, o evangelho deixa de ser anunciado somente aos judeus e começa a alcançar os gentios, especialmente os gregos, perdendo assim, a barreira imposta pela religião. Temos que entender que a forma de operar de Deus não é abrupta, mas, um processo rompendo barreiras, anulando sofismas, fazendo a Sua vontade conhecida, Sua graça revelada. Isto, podemos observar não só na época de Atos, mas também em nossos dias, pois é assim que Ele opera, não só em nós, mas através de nós, para que todos possam ter a oportunidade de conhecer o evangelho.O evangelho é para todos, para que todos possam ouvir, pois esta á a vontade do Senhor: que todos, em todos os lugares e épocas possam conhecer a salvação e a vontade de Deus. Não podemos fazer pela nossa religiosidade, mas devemos perder o ranço religioso que tanto nos impede de viver a plenitude da vontade do Pai, cegando-nos para o que Deus deseja fazer.
por: Ennio Gomide dos Santos ./ .Caminhar na Graça / .Muitas vezes achamos que o evangelho é prerrogativa e exclusividade de alguns, mas a forma de Deus operar e nos colocar diante das situações revela que não, como podemos observar o testemunho de Pedro frente a comunidade em Jerusalém. Atos, capítulo onze, do versículo quinze ao dezessete.“— Quando comecei a falar, o Espírito Santo caiu sobre eles, como também sobre nós, no princípio. Então me lembrei da palavra do Senhor, quando disse: “João, na verdade, batizou com água, mas vocês serão batizados com o Espírito Santo.” Pois, se Deus deu a eles o mesmo dom que tinha dado a nós quando cremos no Senhor Jesus, quem era eu para que pudesse resistir a Deus?” (Atos dos Apóstolos 11.15–17 NAA)Precisamos surfar na mesma onda de Deus. Não podemos, como discípulos de Cristo, nos opor e resistir ao que Ele faz e opera, mas termos o entendimento iluminado, para que julgando à luz das Escrituras e sendo lembrados pelo Espírito das palavras do Senhor, possamos ceder ao que Ele está fazendo na vida das pessoas, mesmo que a cultura e os valores sejam diferentes, só não podemos nos submeter a ensinos de demônios que se calcam em valores naturais e não eternos.
por: Ennio Gomide dos Santos ./ .Caminhar na Graça / .“Chegou ao conhecimento dos apóstolos e dos irmãos que estavam na Judeia que também os gentios haviam recebido a palavra de Deus. Quando Pedro voltou para Jerusalém, os que eram da circuncisão começaram a questioná-lo, dizendo: — Você entrou na casa de homens incircuncisos e comeu com eles.” (Atos dos Apóstolos 11.1–3 NAA)Eles não agiram diferente do esperado. Assim é o processo de Deus. Eles não enxergavam além do que queriam crer e do que podiam observar nas Escrituras limitados à falta de entendimento que tinham. Eles não se lembraram das promessas no Antigo Testamento ou nem mesmo pensavam que poderia ser Deus operando. Pedro testemunha e eles aceitam que não se trata do que eles queriam, mas do que Deus estava fazendo, quebrando barreiras, tendo a consciência que a resistência dos judeus religiosos iria aumentar com o que Paulo iria fazer em suas viagens.A cada dia, a cada nova experiência, Deus por meio das Escrituras, de outras pessoas, de testemunhos, opera em nossas vidas, iluminando o nosso entendimento, para que não insistamos no caminho da religiosidade, mas, para que aprendamos a agir segundo o Seu amor e assim, sendo luz possamos conduzir as pessoas ao conhecimento do Pai, da Sua salvação e vontade.
Rompendo as barreiras

Rompendo as barreiras

2024-04-2506:11

por: Ennio Gomide dos Santos ./ .Caminhar na Graça / .Para o nosso processo de amadurecimento, cumprirmos a vontade do Pai, à medida que caminhamos, Ele vai rompendo as nossas barreiras, para andarmos no seu querer, como temos a situação de Pedro, diante dos gentios que receberam o Espírito Santo, como podemos ler em Atos, no capítulo dez, do versículo quarenta e quatro ao quarenta e oito.“Enquanto Pedro falava estas palavras, o Espírito Santo caiu sobre todos os que ouviam a mensagem. E os fiéis que eram da circuncisão, que tinham vindo com Pedro, admiraram-se, porque também sobre os gentios foi derramado o dom do Espírito Santo. Pois eles os ouviam falando em línguas e engrandecendo a Deus. Então Pedro disse: — Será que alguém poderia recusar a água e impedir que sejam batizados estes que, assim como nós, receberam o Espírito Santo? E ordenou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Então lhe pediram que permanecesse com eles por alguns dias.” (Atos dos Apóstolos 10.44–48 NAA)São nestes detalhes e nestas situações que vemos a mão de Deus e o Seu operar, quebrando barreiras, demolindo nossa maneira de pensar, para que amadurecendo, possamos viver como Cristo, revelando o amor do Pai ao mundo.
por: Ennio Gomide dos Santos ./ .Caminhar na Graça / .“Então Pedro começou a falar. Ele disse: — Reconheço por verdade que Deus não trata as pessoas com parcialidade; pelo contrário, em qualquer nação, aquele que o teme e faz o que é justo lhe é aceitável. Esta é a palavra que Deus enviou aos filhos de Israel, anunciando-lhes o evangelho da paz, por meio de Jesus Cristo. Este é o Senhor de todos.” (Atos dos Apóstolos 10.34–36 NAA)Temos que entender que Deus não olha cultura, raça ou religião, mas, o coração. A todos que expressam compaixão, misericórdia e graça, Ele se dá a conhecer, fazendo com que aprendamos e entendamos quem Ele é, Sua salvação e assim, possamos nos converter a Ele para aprendermos a andar e a viver na Sua vontade, revelando Seu amor ao mundo.Por isso, quando entendemos que é na caminhada que conhecemos o Senhor e aprendemos sobre a Sua vontade é que passamos a observar tudo que nos sobrevém não na nossa perspectiva natural e nem na nossa religiosidade, mas segundo os valores eternos, para aprendermos a revelá-Lo ao mundo.
por: Ennio Gomide dos Santos ./ .Caminhar na Graça / .Temos que entender que a mesma motivação daqueles tempos continua em nossos dias: precisamos ouvir a mensagem, igual Cornélio e sua família, como ele explica a Pedro por que o chamou em Atos dez, versículo trinta e três. “Portanto, sem demora, mandei chamá-lo, e você fez muito bem em vir. Agora estamos todos aqui, na presença de Deus, prontos para ouvir tudo o que o Senhor ordenou a você.” (Atos dos Apóstolos 10.33 NAA)Podemos dar as nossas explicações, como Pedro deu e muitas vezes agimos de forma religiosa como ele expressou em suas palavras e deixou claro que estava ali porque o Senhor determinara. Como ele, não podemos deixar o mal nos dominar, mas devemos ser de Deus, a oferta em favor daqueles que precisam do Pai.
Para não rejeitar

Para não rejeitar

2024-04-2402:19

por: Ennio Gomide dos Santos ./ .Caminhar na Graça / .“Enquanto Pedro meditava a respeito da visão, o Espírito lhe disse: — Estão aí três homens à sua procura. Portanto, levante-se, desça e vá com eles, sem hesitar; porque eu os enviei.” (Atos dos Apóstolos 10.19–20 NAA)Assim como ele, especialmente quando temos resistência cultural e religiosa, Deus nos prepara para fazermos o que precisamos, como filhos que revelam a Sua glória e amor ao mundo. O nosso chamado não é para defender a nossa cultura e muito menos, nossa religião, mas, para sermos a expressão viva da graça e amor de Deus, por isso, temos que nos oferecer à vontade do Pai.O reino de Deus não se trata das nossas ideias, pensamentos e cultura, mas, dos valores eternos do reino, por isso, quando vamos enfrentar, como Pedro, algo que é para quebrar valores culturais ou religiosos, somos preparados para isso.
Tudo no plano de Deus

Tudo no plano de Deus

2024-04-2305:06

por: Ennio Gomide dos Santos ./ .Caminhar na Graça / .Em todas as coisas, quando compreendemos a vontade de Deus, entendemos que tudo é para a glória do Reino e para que a igreja se fortaleça como vemos na situação de Saulo, quando os irmãos o despacham para a sua cidade. Atos nove, do versículo vinte e oito ao trinta.“E Saulo ficou com eles em Jerusalém, entrando e saindo, pregando ousadamente em nome do Senhor. Falava e discutia com os helenistas, mas eles procuravam matá-lo. Quando isto chegou ao conhecimento dos irmãos, levaram Saulo até Cesareia e dali o enviaram para Tarso.” (Atos dos Apóstolos 9.28–30 NAA)Paulo já representava uma ameaça aos religiosos. Eles planejam matá-lo, mas não é isso que acontece. Os irmãos ao compreenderem a situação, revolvem enviá-lo para a sua cidade natal. Nesta situação Deus traz entendimento a Saulo sobre toda a Sua vontade.
por: Ennio Gomide dos Santos ./ .Caminhar na Graça / .“Assim, a igreja tinha paz por toda a Judeia, Galileia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor; e, no consolo do Espírito Santo, crescia em número.” (Atos dos Apóstolos 9.31 NAA)Todo o plano de Deus para o crescimento da igreja acontece em ciclos. Um tempo de paz, outro de perseguição leva a igreja ao crescimento, sendo edificada. Assim é a nossa vida no contexto da igreja. Cada momento que temos, deve ser vivido de forma intensa para que o processo seja a forma de sermos levados a cumprir o querer do Pai e sermos Dele a oferta em favor da Igreja, o corpo de Cristo.Como ondas para cumprir o seu propósito, assim é a situação que vivemos na igreja: tempos de paz, tempos de lutas, mas tudo e em toda situação é para aprendermos a conhecer o Senhor e a Sua vontade, crescendo em estatura e na revelação de Cristo através de nossas vidas.
por: Ennio Gomide dos Santos ./ .Caminhar na Graça / .Podemos ver pela vida de Ananias, que não tem problema questionarmos o que Deus deseja e a Sua vontade, como aconteceu com ele em relação ao episódio com Saulo. Em Atos, no capítulo nove, do versículo treze ao dezesseis.“Ananias, porém, respondeu: — Senhor, de muitos tenho ouvido a respeito desse homem, quanto mal tem feito aos teus santos em Jerusalém. E aqui em Damasco ele tem autorização dos principais sacerdotes para prender todos os que invocam o teu nome. Mas o Senhor disse a Ananias: — Vá, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome diante dos gentios e reis, bem como diante dos filhos de Israel. Pois eu mesmo vou mostrar a ele quanto deve sofrer pelo meu nome.” (Atos dos Apóstolos 9.13–16 NAA)Ananias questionou sobre o que o Senhor tinha pedido para fazer com relação a Saulo. Ele não só esclareceu, como disse sobre o papel que Saulo teria no mundo com relação ao evangelho. Nesta situação aprendemos que não tem problema questionar ao Senhor, mas, não podemos deixar de obedecer. Ananias ouviu, pode ser que até estava meio apreensivo, mas, obedeceu e foi em direção a cumprir a vontade do Senhor.
O plano era outro

O plano era outro

2024-04-2202:29

por: Ennio Gomide dos Santos ./ .Caminhar na Graça / .“Enquanto seguia pelo caminho, ao aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor. Ele caiu por terra e ouviu uma voz que lhe dizia: — Saulo, Saulo, por que você me persegue? Ele perguntou: — Quem é o senhor? E a resposta foi: — Eu sou Jesus, a quem você persegue. Mas levante-se e entre na cidade, onde lhe dirão o que você deve fazer.” (Atos dos Apóstolos 9.3–6 NAA)Podemos até fazer planos, mas não achar que é definitivo, pois nisso tudo, temos que aprender a ouvir e a obedecer ao que o Senhor nos fala. Temos que entender que tudo está debaixo da vontade e do conhecimento do Senhor e que Ele irá nos conduzir e nos ensinar sobre a Sua vontade. Quem nos chama para o evangelho é o Senhor e temos que aprender a nos submeter e a cumprir a Sua vontade, mesmo que os nossos planos sejam outros.Independente do que planejamos, pensamos ou desejamos, precisamos aprender a confiar e a descansar no Senhor fazendo a Sua vontade, pois os Seus planos podem ser outros, diferente do que queremos.
por: Ennio Gomide dos Santos ./ .Caminhar na Graça / .Temos no livro de Josué, instruções do Senhor a ele. Ele foi instigado a meditar na lei, para que fizesse tudo segundo o que está nela, como podemos ler em Josué um, versículos oito e nove.“Não cesse de falar deste Livro da Lei; pelo contrário, medite nele dia e noite, para que você tenha o cuidado de fazer segundo tudo o que nele está escrito; então você prosperará e será bem-sucedido. Não foi isso que eu ordenei? Seja forte e corajoso! Não tenha medo, nem fique assustado, porque o SENHOR, seu Deus, estará com você por onde quer que você andar.” (Josué 1.8–9 NAA)Se desejamos andar na vontade do Pai, querendo expressar compromisso, desejando revelar o nosso Deus ao mundo, temos que conhecer a Sua palavra, pois não há outra maneira de crescermos na fé que não conhecendo o que o Senhor falou, pois à medida que conhecemos, não só crescemos na fé, como caminhamos na direção da vontade do Pai para revelarmos a Sua glória. Que possamos fazer isso para revelarmos o Senhor neste mundo e enchermos a terra com o Seu conhecimento.
por: Ennio Gomide dos Santos ./ .Caminhar na Graça / .“Um anjo do Senhor disse a Filipe: — Levante-se e vá para o Sul, no caminho que desce de Jerusalém a Gaza; este se acha deserto. Filipe se levantou e foi. Havia um etíope, eunuco, alto oficial de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todo o seu tesouro. Ele tinha vindo adorar em Jerusalém e estava regressando ao seu país. E, assentado na sua carruagem, vinha lendo o profeta Isaías.” (Atos dos Apóstolos 8.26–28 NAA)O quanto precisamos aprender sobre obediência, independente de qualquer coisa, mesmo que pareça sem sentido, pois não sabemos os planos de Deus e nem como Ele irá fazer, mas a obediência é algo que revela o conhecimento que temos Dele, bem como a confiança que temos para fazer tudo segundo a Sua vontade e de prontidão. Revelamos que conhecemos a Deus e compreendemos a Sua vontade, quando estamos comprometidos com Ele, confiamos e sempre O obedecemos.Devemos revelar obediência, independente da situação, pois não se trata do óbvio e nem do que podemos ver e observar, mas, do quanto nos submetemos à vontade do Pai, crendo que sempre tem alguma coisa para nós e que estamos prontos para obedecer.
por: Ennio Gomide dos Santos ./ .Caminhar na Graça / .Por falta de entendimento ou devido a corrupção da natureza humana, queremos como Simão, comprar o direito de exercer autoridade espiritual, mas isto não se compra, como podemos ler o pedido de Simão e a resposta de Pedro para ele em Atos, capítulo oito, do versículo dezoito ao vinte e três.“Quando Simão viu que, pelo fato de os apóstolos imporem as mãos, era concedido o Espírito Santo, ofereceu-lhes dinheiro, dizendo: — Deem também a mim este poder, para que a pessoa sobre a qual eu impuser as mãos receba o Espírito Santo. Mas Pedro respondeu: — Que o seu dinheiro seja destruído junto com você, pois você pensou que com ele poderia adquirir o dom de Deus! Não existe porção nem parte para você neste ministério, porque o seu coração não é reto diante de Deus. Portanto, arrependa-se desse mal e ore ao Senhor. Talvez ele o perdoe por esse intento do seu coração. Pois vejo que você está cheio de inveja e preso em sua maldade.” (Atos dos Apóstolos 8.18–23 NAA) Talvez não peçamos o que Simão estava pedindo, mas queremos com o nosso serviço ou mesmo com o poder natural que temos ou riqueza, exigirmos ou nos acharmos no direito de ter a autoridade que somente Deus, por meio do Espírito nos concede para exercer. Devemos, para revelarmos o poder e autoridade espiritual, reconhecermos a nossa miserabilidade e entendimento que não compramos e nem negociamos nada com Deus, mas, reconhecemos que dependemos inteiramente Dele.
por: Ennio Gomide dos Santos ./ .Caminhar na Graça / .“Enquanto isso, os que foram dispersos iam por toda parte pregando a palavra. Filipe foi à cidade de Samaria e anunciava Cristo ao povo dali.” (Atos dos Apóstolos 8.4–5 NAA)O Senhor tinha dito que era para testemunhar em Jerusalém, Judeia, Samaria e até os confins da terra, mas o povo que se convertia estava feliz por estar em Jerusalém, então começa a perseguição à igreja por Saulo. Com este processo que iria culminar na sua conversão, dá início a determinação do Senhor, para que fossem adiante, indo por toda parte anunciando o evangelho. Somos chamados para isso: anunciar o evangelho por onde formos, em todo e qualquer lugar, revelarmos, proclamarmos e falar da salvação e manifestarmos sobre as virtudes de Deus. Este é o nosso papel.Que não sejamos como os discípulos, mas, que haja em nós o desejo de ir a todos os lugares, começando por onde estamos: anunciar o evangelho, falar da salvação, do reino e manifestarmos nas relações o nosso Deus para a glória do Pai, pois expressamos as Suas virtudes e revelamos a Sua glória ao mundo.
por: Ennio Gomide dos Santos ./ .Caminhar na Graça / .Muitas vezes não somos diferentes dos “amigos” de Jó, e agimos como eles, mas precisamos aprender a ouvir as pessoas e não chutar cachorro morto, como podemos ler em Jó, no capítulo dezenove, do versículo um ao três e no versículo vinte e um.“Então Jó respondeu: “Até quando vocês vão me atormentar e me esmagar com as suas palavras? Já dez vezes vocês me insultaram e não se envergonham de me injuriar.” (Jó 19.1–3, NAA). E “Tenham pena de mim, meus amigos, tenham pena de mim, porque a mão de Deus me atingiu.” (Jó 19.21 NAA)Nossa maldade é tão grande que não conseguimos, na nossa religiosidade, expressar qualquer ato de compaixão e misericórdia. Não medimos palavras para insultar, agredir e ofender o outro e achamos que é aceitável. Quando assim agimos, revelamos que não entendemos o amor de Deus e nem o sacrifício e oferta de Cristo, como não temos a menor noção do que seja ser imitador de Cristo. Que possamos diante das situações e da miséria alheia, aprendermos a revelar compaixão e demonstrarmos piedade, vivendo uma vida que revela e expressa o amor de Deus com todo o temor e assim, não vivamos a agredir como normalmente fazemos por meio das nossas palavras.
Seguir o exemplo

Seguir o exemplo

2024-04-1902:58

por: Ennio Gomide dos Santos ./ .Caminhar na Graça / .“E enquanto o apedrejavam, Estêvão orava, dizendo: — Senhor Jesus, recebe o meu espírito! Então, ajoelhando-se, gritou bem alto: — Senhor, não os condenes por causa deste pecado! E, depois que ele disse isso, morreu. E Saulo consentia na morte de Estêvão. Naquele dia, teve início uma grande perseguição contra a igreja em Jerusalém. Todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judeia e da Samaria.” (Atos dos Apóstolos 7.59–8.1 NAA)Estevão nos dá um exemplo do amor de Deus a nós revelado, no momento de sua morte, que poderia ter pedido pela destruição daqueles que o apedrejavam e simplesmente revela compaixão e clama para que aquele pecado que estavam cometendo não lhes fosse imputado. Precisamos seguir o seu exemplo, conhecer e compreender o amor de Deus para podermos revelá-lo ao mundo, pois só assim, seremos a luz que o Senhor deseja e encheremos a terra com o conhecimento da glória do Pai.Não podemos viver diferente, querendo uma jornada diferente da que Estevão revela, pois sendo um homem cheio do Espírito Santo, expressa de forma plena toda a vontade do Pai, se fazendo oferta, para que aquelas pessoas pudessem compreender o amor do Pai e com certeza, de alguma forma em algum momento Paulo foi atingido pelas palavras que ouvia.
loading
Comments 
loading
Download from Google Play
Download from App Store