Ouvir & Pensar

Uma oportunidade para pensar e aprofundar na própria vida.

Não desconfiar de Deus...

Cristo não tira nada do que há de formoso e grande em vós, mas leva tudo à perfeição para a glória de Deus, a felicidade dos homens e a salvação do mundo (Bento XVI).

06-23
29:16

Unidos pela Eucaristia na família

A família é fundamento da sociedade inclusivamente porque permite fazer decisivas experiências de paz. Devido a isso, a comunidade humana não pode prescindir do serviço que a família realiza. Onde poderá o ser humano em formação aprender melhor a apreciar o ‘sabor’ genuíno da paz do que no ‘ninho’ primordial que a natureza lhe prepara? (Bento XVI).

06-20
30:59

Unidos pela Eucaristia

A graça da contemplação não está destinada somente aos grandes, ficando os pequenos sem acesso a ela. Muitos grandes a recebem, assim como muitos pequenos. Tanto os que vivem retirados do mundo como entre as pessoas casadas. Logo, se não há estado algum entre os fiéis que fique excluído da graça da contemplação, o que guarda interiormente o coração pode ser iluminado com a graça da contemplação (São Gregório).

06-20
32:23

Jesus fala o que realmente quer dizer

Meus filhos, o Senhor pediu-nos tudo: o que tínhamos e o que podíamos ter conseguido com a nossa juventude. Mas tudo isso não é nada, comparado com o que nos concede em troca: uma vida de felicidade na terra, e a glória do céu (São Josemaria).

06-18
30:28

A Santa Missa, atualização do sacrifício que transforma o mundo

Vamos realmente ao céu quando vamos à Missa, e isso é verdade a respeito de toda a Missa de que participamos, independentemente da qualidade da música ou do fervor da homilia. Não é questão de aprender a ‘ver o lado brilhante’ de liturgias desleixadas. Não se trata de adotar uma atitude mais caridosa para com vocalistas desafinados. Trata-se de algo que é objetivamente verdade, algo tão real quanto o coração que bate dentro de você. A Missa – e quero dizer toda Missa – é o céu na terra (“O banquete do cordeiro”, Scott Hahn).

06-17
31:22

Discurso do Pão da Vida, a Eucaristia

A Eucaristia, o próprio Cristo que passa por cada um de nós e nos vivifica, estabelecendo uma união real, concreta, sobrenatural com os demais batizados.

06-17
30:27

A festa e a eutrapelia

A tua felicidade na terra identifica-se com a tua fidelidade à fé, à pureza e ao caminho que o Senhor te traçou (São Josemaria, "Sulco", n. 84).

06-16
29:59

Vibração apostólica

Se amamos o Senhor sentiremos a necessidade imperiosa de dar-lhe a conhecer: para isso, ordinariamente, não é tão necessária a audácia. Comunicar o amor a Deus a outras pessoas é o normal, o lógico. Não fazer apostolado, por outro lado, supõe covardia (Beato Álvaro del Portillo).

06-12
31:33

Faz-se caminho ao andar

Como é bela a nossa Fé Católica! - Dá solução a todas as nossas ansiedades, e aquieta o entendimento, e enche de esperança o coração (São Josemaria, Caminho, n. 582).

06-10
29:44

Olhar para a simplicidade de Maria

Voltando novamente a meter-nos na genealogia de Jesus Cristo, encontramos homens e mulheres - antepassados de José e de Maria - que às vezes não foram um modelo. Com essa lição, a Mãe de Deus quer com certeza que consideremos que Ela, sendo toda limpa - Imaculada! -, nos aceita com as nossas manchas. E quando nos aproximamos dEla e de Jesus, com a consciência limpa, com a vontade cheia de bons desejos, então todo o passado não conta. Podemos refazer a nossa vida, e para isso teremos de retificar o rumo mais de uma vez ao longo da jornada. Quero que vós e eu tenhamos essa visão de luta: que nunca percamos de vista que, na vida interior, é necessário combater sem desânimo; que não desanimemos quando, ao tentarmos servir a Deus, não uma vez mas muitas, tenhamos que retificar. Temos o dever de fazê-lo, quando não tenhamos sabido viver num dado momento a nossa luta como almas entregues (São Josemaria, Meditação, 8-IX-1966.).

05-26
32:31

Espírito Santo, gerente da santidade

O cristão não está "abandonado a si mesmo" na luta espiritual, mas age em sinergia com Cristo pelo poder do Espírito Santo, sob o cuidado maternal da Igreja (Catechism of the Ukrainian Catholic Church: Christ – Our Pascha 452). O cristão é então chamado a amadurecer na plenitude dessa nova vida em Cristo, descobrindo, desenvolvendo e expressando esse dom divino por meio de boas obras (Catechism of the Ukrainian Catholic Church: Christ – Our Pascha 704).

05-26
28:13

A estadia de São Josemaria no Brasil e o DNA de boa gente do brasileiro

Tendes que fazer sobrenaturalmente o que fazeis naturalmente; e, depois, levar esses afãs de caridade, de fraternidade e de compreensão, de amor, de espírito cristão, a todos os povos da terra (São Josemaria).

05-22
30:23

Pentecostes

Até agora, sabias que o Espírito Santo habitava na tua alma, para santificá-la..., mas não tinhas “compreendido” essa verdade da sua presença... Eu quero estar com Ele, ser seu amigo, seu confidente..., facilitar para Ele o trabalho de polir, de arrancar, de acender... (São Josemaria).

05-19
30:58

Maturidade humana e sobrenatural: forjar-se com a força do Espírito Santo

O cristão não está "abandonado a si mesmo" na luta espiritual, mas age em sinergia com Cristo pelo poder do Espírito Santo, sob o cuidado maternal da Igreja (Catechism of the Ukrainian Catholic Church: Christ – Our Pascha 452). O cristão é então chamado a amadurecer na plenitude dessa nova vida em Cristo, descobrindo, desenvolvendo e expressando esse dom divino por meio de boas obras (Catechism of the Ukrainian Catholic Church: Christ – Our Pascha 704).

05-18
32:14

Paciência com as demoras de Deus

As obras de Deus caminham passo a passo, em direção ao seu fim próprio, com suavidade e força, também com lentidão, essencial para a nossa fé, uma realidade de certo modo misteriosa...

05-14
30:20

A avareza e o anseio divino pela confiança

“Para vivermos a vida cristã é necessária uma decidida confiança no Espirit0o Santo, porque Ele ‘vem em auxílio da nossa fraqueza’ (Rm 8,26) [...]. É verdade que esta confiança no invisível pode causar-nos alguma vertigem: é como mergulhar num mar onde não sabemos o que vamos encontrar [...]. Mas não há maior liberdade do que a de se deixar conduzir pelo Espírito, renunciando a calcular e controlar tudo e permitindo que Ele nos ilumine, guie, dirija e impulsione para onde Ele quiser. O Espírito Santo sabe bem o que faz falta em cada época e em cada momento” (Papa Francisco, Evangelii Gaudium).

05-13
27:48

Paciência com os outros

A santidade cristã não consiste em ser impecáveis, senão na luta por não ceder e voltar a levantar-se sempre, depois de cada queda. E não deriva tanto da força de vontade do homem, mas do esforço por não colocar limites à ação da graça na própria alma, sendo na verdade seus humildes colaboradores” (São João Paulo II, Alloc. 23/03/83).

05-10
32:35

Ave Maria cheia de graça

Maria é Mãe de Deus Filho e, portanto, a Filha predileta do Pai e o Sacrário do Espírito Santo; com um dom de graça tão exímia, supera de longe todas as criaturas celestes e terrenas (Conc. Vat. II, Const. Lumen gentium, n. 53).

05-07
30:21

A preguiça e o anseio divino pela paz

A preguiça distorce nosso desejo divino de paz porque, por sua causa, pensamos que a melhor maneira de alcançá-la é fechar os olhos para os problemas que nos cercam, baixar a cabeça e evitar qualquer possível conflito, inclusive aqueles que envolvem a busca pela justiça, tanto para o nosso bem como para os outros.

05-05
31:21

Identificação com a vontade de Deus na oração

A santidade não consiste no cumprimento de um conjunto de normas. É a vida de Cristo em nós. Por isso, mais do que fazer, devemos ser dóceis para, como bom instrumento, deixar-nos levar, mas correspondendo. A conduta autenticamente cristã é tecida com os fios divinos e humanos: a vontade do homem que se entrelaça com a vontade de Deus (São Josemaria, Carta, 14/02/74, n.3).

04-22
30:50

Recommend Channels