DiscoverResumoCast | Segunda TemporadaT2#043 Weapons of math destruction - Armas de destruição matemática | Cathy O'neil
T2#043 Weapons of math destruction - Armas de destruição matemática | Cathy O'neil

T2#043 Weapons of math destruction - Armas de destruição matemática | Cathy O'neil

Update: 2019-06-2412
Share

Description

Com a crescente influência da tecnologia em nosso dia a dia e decisões sendo tomadas cada vez mais a partir da análise de dados, você consegue entender como os algoritmos impactam sua vida e da sociedade em geral?

O que está por trás da ética dos modelos matemáticos que estão cada vez mais presentes nas nossas vidas? Já parou para pensar que pode existir um lado negativo e preconceituoso quando o assunto é Big Data?

Para esclarecer alguns pontos polêmicos sobre o assunto, nesse episódio conversamos com o especialista no tema e CEO da Just A Little Data, Denys Fehr, e exploramos os conceitos diferenciados do livro "Weapons of Math Destruction (Armas de Destruição Matemática)", da autora Cathy O'Neil.

Esse é mais um livro abordado aqui no ResumoCast que ainda não foi traduzido no Brasil.


- A melhor experiência com os nossos conteúdos você só tem no aplicativo oficial do ResumoCast! Baixe agora mesmo: https://www.resumocast.com.br/aplicativo/

- Para bater um papo com o Denys sobre o assunto, envie um email para denys@just.bi

O ResumoCast é um podcast semanal apresentado por Gustavo Carriconde que investiga um livro de negócios e empreendedorismo em 30 minutos. Assine gratuitamente em resumocast.com.br para receber um novo episódio toda Segunda-feira.
Comments (3)

Bruno Rodrigues

Assutador o quanto os algoritmos podem controlar nossa vida. Definem o que é relevante para nós e se somos relevantes para os outros. 😨

Jul 5th
Reply

Anderson Zaniratti

Parabéns pelo podcast, mas o problema não está com a tecnologia e sim com a especificação que passaram para o desenvedor criar o algoritmo. No exemplo da avaliação do desempenho de professores, quem criou a especificação deveria ter dito: Caso o professor mantenha as notas dos alunos elevadas, ele recebe uma avaliação boa. Pronto, problema resolvido. Outro exemplo falho é o de avaliação de currículos, pois o mesmo procedimento seria feito por uma pessoa, que recebeu a instrução para rejeitar currículo com determinados itens (preconceituosos, também), mas foi o que determinaram para ela fazer, assim como determinaram para o algoritmo. Na minha opinião, o problema ainda continua sendo as pessoas.

Jul 1st
Reply

Mauro D

muito bom esse episódio, algoritmos são feitos por pessoas então como os desenvolvedores estarão cientes de todas as possibilidades envolvendo a si mesmos. mesmo sistemas de inteligência artificial dependem dos dados de entrada para determinar seu funcionamento então ainda não estão preparados para todas as possibilidades.

Jun 29th
Reply
loading
00:00
00:00
1.0x

0.5x

0.8x

1.0x

1.25x

1.5x

2.0x

3.0x

T2#043 Weapons of math destruction - Armas de destruição matemática | Cathy O'neil

T2#043 Weapons of math destruction - Armas de destruição matemática | Cathy O'neil

Gustavo Carriconde